Descobrindo o mundo

Como parte integrante de uma família, inserida em uma sociedade determinada pela sua cultura e contexto histórico, a criança utiliza diferentes linguagens, fórmulas e hipóteses na construção do conhecimento. Cada criança desenvolve suas capacidades de formas diferentes: no entanto, a Escola oferece condições para seu desenvolvimento integral e conseqüente preparo para a cidadania.

Na Pompeinha, realizamos um trabalho interdisciplinar, isto é, envolvendo as diversas áreas, selecionando conteúdos que contemplem objetivamente as habilidades físicas, cognitivas, afetivas, e éticas, além de estimular as relações interpessoais e a inserção social. Estes aspectos contribuem fundamentalmente para a formação de cidadãos críticos, conscientes, aptos a conviverem harmoniosamente consigo, com o outro e com o meio onde vivem. Nossa proposta é que nossos alunos aprendam a entender sua realidade e transformá-la em favor de um mundo mais humano, mais fraterno e compatível com as necessidades atuais do planeta.

O Sistema Sigma de Ensino

O Sistema Sigma de Ensino é estruturado com o intuito de permitir diversas abordagens de um mesmo assunto nas diferentes fases cognitivas em que se encontra o aluno, possibilitando um trabalho multidisciplinar .

Trabalhamos em parceria com o Sistema, que assim como a Escola tem os seguintes objetivos:

  • considerar as necessidades do professor, oferecendo-lhe subsídios;
    oferecer propostas comprovadamente aplicadas em diferentes realidades;
  • garantir tratamento atualizado e coerente da Linguagem Oral e Escrita-exclusividade nesse gênero;
  • oferecer uma proposta de Artes Visuais com qualidade de imagens e conteúdo de vanguarda;
  • respeitar e atualizar a área de Movimento com propostas mais criativas;
    selecionar unidades na área de Natureza e Sociedade com temas ricos, que ultrapassam o cotidiano e que consideram a cultura, a ecologia, os valores e a tradição;
  • oferecer material com uma diagramação nítida e moderna, com ilustrações reais;
  • propor materiais lúdicos como trilha, máscara, dominó, calendário, maquete, álbuns de canções, papéis de diferentes texturas, etc;
  • ter fundamentação no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).

Todo material é acompanhado por sugestões de estratégias e procedimentos ao professor.